Servidor (Windows Server)

“Os termos “servidor” e “rede” costumavam invocar imagens de grandes salas de computação aninhadas nas entranhas de corporações e gerenciadas por tecnólogos enfurnados em escritórios sem janelas. Felizmente, os tempos mudaram.

Hoje, as redes baseadas em servidor podem ser encontradas em mais de 20% das pequenas empresas dos EUA com mais de um PC, um percentual que continua a crescer, afirmam os analistas. E mais, os servidores e as redes já avançam por empresas com menos de cinco PCs, à medida que os usuários vêem a eficiência e melhor produtividade de uma rede compartilhada, complementam os analistas”.

Oferecemos esta solução para aumentar ainda mais a segurança na empresa. Tendo em vista que podemos controlar os aplicativos que são baixados e instalados no computador. Evitando que a máquina do usuário fique cheia de programas desnecessários no ambiente de trabalho.

Abaixo alguns motivos para implantar um servidor em sua empresa:

1. Você pode criar ordem a partir do caos. Com a centralização de dados em um servidor, você poderá gerenciar melhor informações comerciais críticas. O compartilhamento de arquivos e outros dados entre PCs torna-se muito mais fácil, bem como a migração de dados de um PC para outro.

2. Você pode proteger seus dados tornando o backup mais fácil.

3. Melhor colaboração como empresa. Além de a rede baseada em servidor simplificar o compartilhamento de dados entre as máquinas da rede. Ajuda a localizar arquivos facilmente.

4. Você pode dispor de uma força de trabalho móvel. Os servidores permitem que funcionários externos autorizados tenham acesso remoto à sua rede, possibilitando o compartilhamento de dados entre os que viajam, trabalham de casa ou fora da empresa.

5. Você pode configurar novos computadores, acrescentar usuários e implantar novos aplicativos com maior rapidez e facilidade. Tem expectativas de crescer? Com o gerenciamento dos dados de um ponto central, você poderá coordenar melhor o acréscimo de novos PCs, licenças de software e aplicativos.

6. Você pode ter uma imagem mais profissional – e um melhor contato com seus clientes. Se você trabalha com arquivos, dados ou informações de terceiros, é importante mantê-los em maior segurança.

Firewall

firewall3

Porque implementar um firewall na sua empresa?

“Sua empresa tem vida, mais do que isso, abriga a sua vida e a de seus funcionários. São dados vitais como plano de salários, contas e faturamentos que circulam dentro de seus computadores, além de segredos industriais e documentos de sucesso de seu produto/serviço”.

Sendo assim podemos observar que, muitas informações são particulares da sua empresa. Qualquer exposição pode revelar planos e anos de investimento, com a implementação de um firewall sua empresa estará mais segura, evitando acessos não autorizados à sua rede.

Além disso, sua empresa não pode parar. E não considere parar o simples ato de uma máquina travar. Qualquer empecilho, principalmente externo, que comprometer o desempenho de um computador de um funcionário, causará desgosto além de prejuízos.

Uma outra funcionalidade muito importante do firewall, é fazer o bloqueio de sites indesejados dentro da empresa, permitimos apenas sites que não fornecem riscos à queda de produtividade de seus funcionários. Fazer o bloqueio de sites e aplicativos que deixam o funcionário ocioso, por exemplo: Orkut, Msn, Facebook, Sites com conteúdo adultos, etc… O firewall, é um serviço voltado para segurança de redes! Muito importante para sua Empresa.

O firewall é um grande aliado no combate a vírus e valos-de-troia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas “pragas digitais” ou então bloquear acesso a programas não autorizados.

A CPDSoluções utiliza o firewall de aplicação, onde ele controla as aplicações como por exemplo: SMTP, FTP, HTTP, etc. Este tipo de firewall são instalados em um computador separado que fica conhecido como servidor proxy. Este tipo de firewall não permite a comunicação direta entre a rede interna e a Internet, pois tudo passa pelo firewall, que atua como um intermediador da comunicação com a internet. Sendo que o proxy efetua uma varredura nos dados de entrada e saída, permitindo apenas oque foi liberado.

O firewall de aplicação permite um acompanhamento mais precioso do tráfego entre a rede interna e a Internet é possível inclusive obter relatórios sobre todos os acessos da rede, sabendo qual máquina (computador) acessou determinado site.

Active Directory (AD)

activedirectoryAD é a sigla para Active Directory. Podemos defini-lo como serviço de diretórios, ou, a grosso modo que ele é um gerenciador de acessos. O AD é uma ferramenta presente dentro do Microsoft Windows Server, um sistema operacional específico para o gerenciamento de redes Microsoft Windows.

O AD tem como objetivo padronizar o ambiente de acesso dos computadores utilizados dentro de uma empresa. Onde podemos definir padronização na aparência das configurações de todos os computadores da rede. De uma maneira fácil e organizada, o serviço permitirá, por meio de um único login, acessar todos os serviços oferecidos pela empresa.

Hoje, provavelmente, os computadores da sua empresa estão salvando seus documentos da área de trabalho ou nos ‘Meus documentos’, no próprio disco rígido da máquina. Tal método não é muito seguro já que os equipamentos estão sujeitos a interferências que podem comprometer a integridade desses arquivos. Com o AD, todos os colaboradores terão uma pasta exclusiva localizada no servidor, assim qualquer eventual problema que ocorra na máquina do usuário os arquivos estarão seguros e poderão ser acessados de qualquer outro computador livre na rede da empresa. Para tal, basta entrar com o nome do usuário e senha.

O acesso aos documentos pode ser restrito ao usuário proprietário do mesmo ou ao grupo de trabalho ao qual ele pertencer, o que acrescenta um nível a mais na segurança dos dados trabalhados.

Com o active directory devidamente configurado, é definido uma rotina de backup diária de todos os arquivos que estão salvos no servidor, aumentando ainda mais a segurança dos dados.

Backup Centralizado

backup

O crescimento acelerado do volume de dados armazenado e o uso de tecnologias inadequadas de backup, resultam em ineficiência na recuperação da informação e custos operacionais elevados.

Aplicações com diferentes níveis de exigência de disponibilidade, somada à complexidade atual dos ambientes de TI, demandam uma arquitetura capaz de suportar de forma adequada o aumento do volume dos dados, dos requisitos distintos associados ao valor de cada informação e ao uso otimizado dos recursos, garantindo confiabilidade no arquivamento e na recuperação da informação.

Para isso temos que ter uma estrutura de arquivamento de dados predefinida e organizada de acordo com a necessidade da sua empresa, para facilitar o arquivamento das informações e sua localização quando necessário.

Com isso realiza-se o backup, de todos os arquivos que estão em sua rede. Garantindo então uma maior segurança dos mesmos. Se houver uma eventual perda de arquivos, fica mais fácil sua localização. O backup centralizado é voltado para empresas que realmente se preocupam com os dados que estão trafegando na rede e querem mantê-los em segurança.

Terminal Server

Uma das melhores soluções empresarias, para aqueles que viajam muito e precisa fazer acesso, aos arquivos compartilhados que estão no servidor da sua empresa, ou até mesmo ao programa que lá está instalado.

Com esta ferramenta este tipo de problema será totalmente resolvido.